Termos e Condições

O presente documento estabelece as condições, que determinam o uso desta página web designada doravante RETRY e a compra de produtos e utilização na mesma. 

Solicitamos-lhe que leia atentamente as condições, as nossas políticas relativamente a cookies e a nossa política de privacidade antes de utilizar a RETRY. Ao utilizar esta plataforma RETRY ou ao fazer uma encomenda através da mesmo, o cliente /utilizador está ciente que deve cumprir estas condições e as nossas políticas de privacidade. Portanto, se não concordar com todas as condições e com as políticas de privacidade, não deve utilizar este site. 


Termos de Utilização

  1. Informação legal
  2. Regras
  3. O serviço RETRY
  4. Acesso ao serviço
  5. Termos gerais de utilização
  6. Termo de utilização responsável
  7. Responsabilidade do utilizador
  8. Conteúdo e Anúncios
  9. Notificações
  10. Política de Privacidade
  11. Alteração das práticas de privacidade
  12. Sobre Cookies
  13. Informação ao Consumidor

 

1. Informação Legal

A partir de 1 de Janeiro de 2013 entram em vigor as alterações no Código do IVA introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 197/2012, de 24 de Agosto 2012:

  1. A emissão de factura é obrigatória para todas as transmissões de bens e prestações de serviços, independentemente da qualidade do adquirente dos bens ou destinatário dos serviços e ainda que estes não a solicitem, qualquer que seja o sector de actividade em causa;
  2. Nas faturas processadas através de sistemas informáticos, todas as menções obrigatórias, incluindo o nome, a firma ou a denominação social e o número de identificação fiscal do sujeito passivo adquirente, devem ser inseridas pelo respetivo programa ou equipamento informático de facturação;
  3. A indicação na factura da identificação e do domicílio do adquirente ou destinatário que não seja sujeito passivo não é obrigatória nas faturas de valor inferior a (euro) 1000, salvo quando o adquirente ou destinatário solicite que a fatura contenha esses elementos;
  4. A indicação na factura do número de identificação fiscal do adquirente ou destinatário não sujeito passivo é sempre obrigatória quando este o solicite (alínea b) do n.º 1 do Artigo 29º e n.º 14, n.º 15 e n.º 16 do Artigo 36º (todos do CIVA);
  5. Com a entrada em vigor destas alterações legislativas caso o utilizador deseje que na factura constem os seus dados fiscais os mesmos devem ser introduzidos no seu registo, não será possível efectuar alterações posteriores à aquisição do serviço e respectiva emissão da factura.

 

2. Regras

Os Termos e Condições estipulam os termos em que é prestado a utilização do serviço da RETRY e definem as regras de participação dos indivíduos ou entidades inscritos no referido serviço.

A prestação do serviço da RETRY está dependente da total aceitação destas condições, pelo que qualquer utilizador que não esteja de acordo ou não se comprometa a comportar-se de acordo com estas não poderá utilizar o referido serviço.

Estas condições podem ser alteradas, é da sua responsabilidade efetuar a sua leitura periódica, uma vez que as condições vigentes no momento da utilização da página web ou da celebração do contrato (tal como é definido mais adiante) são as que serão aplicáveis.

 

3. O Serviço RETRY 

  1. A RETRY é um serviço online que proporciona aos utilizadores um site na internet com o objectivo de facilitar a divulgação de intenções de venda ou contratação de produtos, através de um sistema de classificados.
  2. O registo na RETRY e a colocação de anúncios de classificados são gratuitos, sem prejuízo do disposto na Cláusula 6 abaixo.
  3. O RETRY tem acesso e/ou controlo sobre os artigos ou condições de serviços comunicados nos artigos exposto, excepto quando a participação na transacção efectiva é entre comprador / contratante e vendedor / prestador. Por isso, o RETRY garante a qualidade, segurança ou legalidade dos artigos, a veracidade ou exactidão, quando os mesmos tenham um SELO DE QUALIDADE DA MARCA RETRY. Quando a venda passa por circunstâncias alheias ao nosso SELO E CERTIFICADO DE QUALIDADE, a RETRY não tem a capacidade de garantir a qualidade e os estado dos artigos, nem pode garantir que ambas as partes vendedor e comprador completem a transacção.

 

4. Acesso ao serviço 

Não tendo o RETRY um conteúdo uniforme, não é possível restringir o acesso ao serviço somente de acordo com um critério de maioridade.

A legalidade do acesso ao serviço está dependente do facto de não serem celebrados qualquer tipo de contratos, onerosos ou não, sob a alçada do RETRY, pelo que o acesso ao serviço é permitido aos utilizadores, independentemente da posse de total capacidade jurídica, por parte destes. Não detendo um carácter mediador de transacções, a RETRY não se responsabiliza por qualquer eventualidade resultante da falta de capacidade jurídica dos utilizadores.

A qualquer interessado pode corresponder apenas um registo, podendo o RETRY cancelar qualquer registo subsequente efectuado pelo mesmo indivíduo.

Os registos na RETRY são pessoais e intransmissíveis, sendo o titular do mesmo o único responsável pelas acções efectuadas com o seu registo.

 

5. Termos Gerais de utilização

  1. Anúncios que contenham manipulação de palavras ou que sejam atribuídos a categorias inapropriadas, podem segundo estes termos de condições ser alvos de medidas que incluam a sua remoção definitiva;
  2. A RETRY pode remover ou editar as descrições colocadas num anúncio pelos utilizadores, sem ter de referir a causa do mesmo;
  3. A RETRY pode excluir o utilizador de usar o serviço (ex.: impedi-lo de fazer log in, de colocar ou responder a anúncios), quando o utilizador tiver violado alguma das condições deste termo de uso, presentes neste documento;
  4. A RETRY esforça-se por operar correctamente sem falhar, mas no entanto, reserva o direito para suspender temporariamente as suas operações por razões técnicas, ou causas para além do controlo da RETRY;
  5. A RETRY não se responsabiliza pelo comportamento dos anunciantes, ou itens por eles para venda como descrito nos seus anúncios. Ao infringir num determinado anúncio as regras vigentes na RETRY, o utilizador assumirá toda e qualquer responsabilidade resultando em danos ou prejuízos perante qualquer entidade, pessoa singular ou colectiva, estando a RETRY isento de qualquer tipo de responsabilidade resultante;
  6. A RETRY não se responsabiliza por qualquer dano que ocorra na sequência de uma transacção, ou comportamento inadequado de uma das partes da transacção;

 

6. Termo de Utilização responsável

1. De forma a garantir uma elevada qualidade de serviço a todos os utilizadores, prevenindo situações abusivas ou que coloquem em causa a performance do serviço prestado, a RETRY poderá aplicar uma política de utilização responsável, limitando a colocação gratuita de anúncios em determinadas categorias.

2. Nos casos em que esta política seja aplicada será emitido um aviso na colocação do anúncio e terá que optar por uma modalidade de compra para anúncios adicionais. Alternativamente poderá ser recomendado um serviço mais adequado a uma utilização profissional.

Os anunciantes que se registem na RETRY como profissionais ou cujos registos venham a ser convertidos em anunciantes profissionais, nos termos do parágrafo abaixo, estão adstritos a um pagamento pela colocação de artigos na RETRY.

 

7. Responsabilidade do utilizador

Ao aceitar as presentes Condições de Serviço, o utilizador obriga-se a: 

  1. Fornecer e manter dados pessoais verídicos, completos e actualizados;
  2. Manter confidenciais os dados de acesso ao seu registo na RETRY e usar unicamente o registo de que for titular, assumindo a plena responsabilidade pelas acções efectuadas com esse mesmo registo, ainda que por terceiros, com ou sem a sua autorização;
  3. Adoptar unicamente comportamentos que não infrinjam a ordem jurídica vigente ou que lesem, de alguma forma, posições juridicamente protegidas;
  4. Não apresentar ofertas de compra ou venda de artigos, ou contratação ou prestação de serviços, ou comunicação de produtos e serviços ilícitos ou de carácter violento, provocativo, ofensivo, racista ou susceptível de violar a privacidade ou direitos de terceiros;
  5. Cumprir todas as obrigações decorrentes das compras e vendas de artigos comunicadas através dos seus anúncios na RETRY;
  6. Enquanto anunciante, assumir a total e exclusiva responsabilidade pela veracidade dos dados do anúncio e a sua adequação ao conteúdo do anúncio, bem como a responsabilidade pela legalidade do artigo.

 

8. Conteúdo e Anúncios

A RETRY dentro da sua capacidade de verificação e aprovação dos possíveis anúncios por parte dos vendedores, irá de forma vinculativa ou sistemática analisar, os anúncios colocados no site pelos utilizadores: estes são colocados online de forma automática e sem qualquer interferência ou controlo da parte do RETRY.

Os anúncios integrados no sistema RETRY, contudo, devem cumprir os seguintes requisitos básicos, à responsabilidade do anunciante:

 

  1. Estar colocados na categoria mais indicada ao produto;
  2. Os anúncios colocados na RETRY, devem ser apenas referentes a Oferta e/ou Venda
  3. Os artigos anunciados não se podem encontrar onerados por direitos de terceiros; têm de ter disponibilidade imediata (assim, não é permitido vender artigos que não estejam na posse directa do anunciante);
  4. Não incluir qualquer artigo que seja uma Réplicas e contrafações;
  1. Sem prejuízo do disposto em cima, não é permitido anunciar conteúdo que viole as regras legais, de bem-estar social, direitos de terceiros ou que contenha particularmente:
  2. a) Conteúdo vulgar ou ofensivo;
  3. b) Conteúdo que viole as regras de etiqueta social;
  4. c) Conteúdo que promova o ódio e a violência, o racismo, a xenofobia ou conflitos entre nações;
  5. d) Informação falsa ou dúbia;
  6. e) Vírus ou qualquer outra tecnologia que possa prejudicar os outros utilizadores ou mesmo a RETRY como serviço;
  7. f) Serviços de publicidade que sejam concorrência ou não a RETRY;
  8. g) Conteúdo explícito para adultos e/ou para maiores de 18. Não aceitamos também qualquer tipo de conteúdo pornográfico.
  9. h) Não permitimos qualquer conteúdo sexual censurável na nossa plataforma, ou a utilização abusiva por parte dos Utilizadores, que coloquem anúncios deste teor.
  10. i) Colocação de meios de contacto (email, link/URL, telefónico) no título, descrição ou fotografias associadas ao anúncio;
  11. j) Fotografias genéricas, de catálogo e/ou editadas, que não sejam representativas do bem que se encontra efectivamente à venda;
  12. k) Anúncios que não utilizem a língua portuguesa;
  13. l) Colocação de tags, palavras-chave ou outros termos no título, descrição ou imagens do anúncio que não tenham qualquer relação com o artigo/serviço que está a ser anunciado;
  14. m) Qualquer conteúdo relacionado com serviços que são geralmente repreensivos moralmente, tais como prostituição, esquemas em pirâmide, usura ou outras formas contrárias à lei ou às regras de decência são da responsabilidade integral do utilizador anunciante, ficando sujeito à disposição destas nas categorias apropriadas para utilizadores maiores de idade e na completa posse de capacidade legal. Observado o não cumprimento destas condições, a RETRY encontra-se legalizado a apagar o conteúdo em ilegalidade, sem prejuízo da propriedade ou consequências do dito acto.
  15. n) O anunciante é responsável pelo cumprimento destes requisitos, podendo a RETRY cancelar ou apagar sem pré-aviso e a qualquer momento anúncios que não estejam de acordo com as normas dispostas em cima.
  16. o) Os anunciantes autorizam a RETRY a utilizar livremente os conteúdos correspondentes aos anúncios de compra e venda de artigos.

 

9. Notificações

Os utilizadores concordam em receber newsletters da RETRY bem como notificações relacionadas com a RETRY, incluindo eventuais alterações às presentes Condições de Serviço, para a caixa de correio electrónico associado ao seu registo.

 

10. Política de Privacidade

  1. A Política de Privacidade poderá ser consultada no seguinte Link: criar hiperligação 

 

11. Alteração das práticas de privacidade

  1. Caso a RETRY altere as suas práticas de privacidade, estas estarão sempre disponíveis em Política de Privacidade.
  2. Para esclarecimentos adicionais sobre a política de privacidade, por favor contacte o RETRY através do formulário de contacto.

 

12. Sobre Cookies

 A Política de Cookies da RETRY está disponível em Política de Cookies.

 

13. Informação ao Consumidor

O que é a resolução alternativa de litígios?

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução de algum conflito ou que lhes providenciem orientação a esse respeito, em alternativa ao recurso aos tribunais judiciais.

Os procedimentos de resolução alternativa de litígios iniciam-se com a apresentação pelo consumidor de uma reclamação junto dos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados, despoletado a intervenção de um terceiro imparcial na resolução do litígio.

Assim, se ficou insatisfeito com a aquisição de um produto no nosso site ou com a solução por nós apresentada para resolver tal situação, pode contactar os centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados.

Informa-se os consumidores de que, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de Julho, conforme alterada, os conflitos de consumo cujo valor não exceda a alçada dos tribunais de primeira instância (i.e., € 5.000,00), estão sujeitos a arbitragem necessária ou mediação quando, por opção expressa do consumidor, sejam submetidos à apreciação de tribunal arbitral adstrito aos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados.

Entidades autorizadas a efectuar a mediação, conciliação e arbitragem de litígios ao consumo em Portugal

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro, conforme alterada, informa-se todos os consumidores de que a RETRY Portugal, S.A. se encontra vinculada, por imposição legal decorrente de arbitragem necessária, aos tribunais arbitrais adstritos aos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados, relativamente a conflitos de consumo cujo valor não exceda a alçada dos tribunais de primeira instância (i.e., € 5.000,00) quando, por opção expressa do consumidor, estes tenham sido submetidos à apreciação dos referidos tribunais arbitrais.

Em situação de litígio, o consumidor pode recorrer aos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente autorizados, nomeadamente:

- Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

(CACCL)

Morada: Rua dos Douradores, n.º 116 – 2.º, 1100 - 207 Lisboa

Telef.: +351 218807030

Fax: +351 218807038

E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt

Sítio electrónico: http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

 

- Centro de Informação de Consumo e Arbitragem Porto

(CICAP)
Morada: Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
Telef.:+351 225508349 / +351225029791
Fax:+351 225026109
E-mail: cicap@cicap.pt
Sítio electrónico: http://www.cicap.pt/

 

- Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa

(TRIAVE)
Morada: Rua Capitão Alfredo Guimarães, 1, 4800-019 Guimarães
Telef.:+351 253422410
Fax:+351 253422411
E-mail: triave@gmail.com
Sítio electrónico: http://www.triave.pt/

 

- Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

(CNIACC)
Morada: Rua D. Afonso Henriques, 1, 4700-030 Braga
Telef.: +351 253619107

E-mail: geral@cniacc.pt  
Sítio electrónico: https://www.cniacc.pt/pt/


Para mais informações, os consumidores poderão consultar o Portal do Consumidor no sítio electrónico www.consumidor.pt ou ainda aceder à plataforma de resolução de litígios em linha no sítio electrónico

https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/index.cfm?event=main.home.chooseLanguage.

Se é um consumidor residente noutro Estado-Membro, pode ainda efectuar a sua reclamação através do Centro Europeu do Consumidor, acedendo ao sítio electrónico http://cec.consumidor.pt/.


Mais informações no site da Direção-Geral do Consumidor: www.consumidor.pt.